Você já ouviu falar sobre viewability e não sabe o que significa? É uma métrica sobre as diversas formas de mensuração da visibilidade de um anúncio. Apesar de ser uma nova métrica grandes players de publicidade já o utilizam dentro das suas plataformas.

Com ele é possível criar um padrão mais rígido de qualidade e assim fazer com que as campanhas tenham resultados mais completos. É importante ressaltar que há diferença entre o que é viewability e o que é impressão.

Resumindo, impressão corresponde ao número de vezes que um anúncio foi exibido no site/aplicativo. Já o viewability mensura a quantidade pessoas que viram de fato o seu anúncio.
Para você entender todos os detalhes do melhor funcionamento métrica, listamos abaixo alguns pontos que importantes para você entender. Continue a leitura desse conteúdo e descubra!

Vantagens do Viewability

A melhor forma de entender o que é viewability é conhecer as suas vantagens. Além de introduzir sobre alguns mecanismos desse recurso, e qual sua importância dentro de um campanha. Confira abaixo quais são essas vantagens:

Aumenta o reconhecimento

O viewability aumenta o reconhecimento, já que é possível ver detalhadamente o alcance dos anúncios em termos de visualizações. E não é apenas isso, a visualização cria uma proximidade entre marca e cliente, uma vez que esse é o primeiro passo de algo que pode se transformar em conversão de vendas e, futuramente, influenciar no processo de fidelização do cliente.

Os resultados posteriores da campanha também vão mostrar se a estratégia de obtenção de leads foi qualificada. Por que, caso haja um grande número de cliques e pouco resultado, um dos sinais de alerta é justamente a compreensão sobre quem está clicando nos seus anúncios.

E quem pensa que estamos falando de simples cliques, está muito equivocado o viewability é muito mais do que isso, é parte estratégica de uma campanha, sendo o clique que vai dar condições do restante das etapas serem concluídas.

Não gera decisões equivocadas

Achismo e campanhas são duas palavras que jamais devem andar juntas. A falta de análise deve ficar distante de toda e qualquer ação digital, porque ele gera decisões equivocadas.

Utilizando o viewability, acontece exatamente o contrário, por ser uma métrica extremamente precisa, ela serve como uma fonte sólida para avaliar as decisões a serem tomadas. Um exemplo prático que podemos dar é que, se o número de cliques está dentro do esperado, o foco deve ser em manter esse número e também aproveitar o momento para aumentá-lo. Caso esteja ruim, é necessário rever alguns conceitos e utilizar os dados de viewability para implementar as melhorias necessárias e qualificar os resultados alcançados.

 Publicidade mais eficaz

A tomada de decisão melhor citada acima dá margem para algo de importância para a publicidade de uma empresa: a torna mais eficaz. E podemos definir eficácia sobre alguns ângulos como:

  • entender quais caminhos seguir;
  • conhecer os tipos de anúncios que mais convertem;
  • alinhar os seus interesses ao comportamento do público;
  • crescimento de resultados;
  • exclusão de campanhas que não funcionam;
  • otimização de tempo, processos e receita.

Agora que você já sabe alguma das vantagens do viewability, chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre os conceitos técnicos que fazem parte do funcionamento. Listamos quatro dos principais:

Formas de visualização

As formas de visualização nesse formato funcionam da seguinte maneira: é necessário a visualização de pelo menos 50% do criativo (peça), por pelo menos um segundo, quando se está em uma tela (display). Para os formatos de vídeo, esse tempo aumenta para dois segundos.

Definição de objetivo

Entender o funcionamento dessa métrica possibilita realizar uma melhor definição dos objetivos. E não há como medir qualquer resultado sem ter os objetivos muito claros e estruturados.

Dessa maneira, as visualizações se tornam parte integrante da aplicação prática desses objetivos, resultando ou não no sucesso do que foi planejado.

Conceito de aplicação

O viewability tem características bem específicas quando falamos de formas de aplicação. Existem alguns formatos que não podem ser medidos, o que exige que essa verificação seja feita antes de escolhê-los. Alguns tipos de display e vídeos não permitem que essa medição ocorra de forma precisa. As variáveis que influenciam são muitas, mas uma que podemos mencionar é a política de cada plataforma quanto a capacidade de análise dos resultados.

Também válido mencionar que o universo mobile se adaptou muito bem às campanhas de anúncios, até pelo fato dos dispositivos móveis representarem boa parte dos acessos na internet mundial. Logo, é possível verificar de que forma o viewability da sua campanha é influenciado pelo mobile.

Como  usar o viewability

Existem alguns jeitos de usar o viewability em campanhas, é necessário ter conhecimento para fazer as escolhas mais adequadas. Como muitas vezes não há tempo hábil e até mesmo recursos financeiros para adquirir esse conhecimento a curto prazo, é recomendado contar com ajuda de uma empresa de mídia especializada.

Os benefícios desse investimento são diversos, como maiores chances de acerto na escolha dos formatos, aproveitamento melhor dos recursos, resultados mais eficazes, aumento do alcance da marca, entre muitos outros.

Compreender como o viewability pode transformar os resultados das suas campanhas é muito importante, pois esse conceito é amplamente discutido atualmente, mas são poucos que entendem como utilizá-lo na construção de uma estratégia melhor.

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