É inegável o poder de alcance e persuasão do Instagram, uma das redes sociais mais acessadas do mundo. No entanto, nos últimos anos a plataforma teve que se adaptar, aprimorar e lançar novas funcionalidades pensando principalmente em manter seu público, isso porque seu principal concorrente vem atraindo muitos usuários com conteúdos que já estão além de “dancinhas coreografadas” ou esquetes humorísticas ensaiadas, com essas menções você certamente já associou esse a rede a ser batida da qual estamos falando, sim o TikTok. Vídeos que alcançam milhões de visualizações, com temas e assuntos variados dominam a plataforma, e quem deseja divulgar seus produtos/serviços considera o Ads como uma ótima opção principalmente focada no alcance do público jovem predominante na rede. É realmente um desafio dos grandes para o Instagram uma concorrência como essa, mas o controle vem sendo mantido. Diferente do Facebook que já teve seus momentos áureos e que hoje é menos lembrado, o Instagram sobrevive inovando e também copiando (Por que não?). 

No fim do ano passado, o próprio Instagram publicou um Relatório de Tendências em 2023, indicando os principais insights onde a plataforma terá um direcionamento maior nesse novo ano. Em alguns tópicos trazemos a vocês o que mais chama a atenção nesse relatório:

———

Instagram e o Metaverso

Bom, não é novidade para ninguém que a Meta vem investindo fortemente nessa ideia de Metaverso. De três anos para cá, principalmente com o fator pandemia onde o trabalho home office se tornou mais usual, é cada vez mais comum ouvirmos falar em realidade virtual para ambientes corporativos. Não por acaso, a intenção de Mark Zuckerberg é tornar isso não só possível como um hábito para usuários de suas redes. Por enquanto nada tão concreto assim, em testes ainda, mas já alvo de críticas em função da atual apresentação visual de cenário e avatar, que mais se parece com games do início dos anos 2000. Pelo visto, ao que tudo indica levará algum tempo ainda para que o Meta torne-se um modelo de interação frequente. No Instagram, o incentivo é a criação de uso de avatares, que representam a figura dos usuários nesse universo. O uso do avatar se complementa a outros apps do guarda chuva Meta, como o WhatsApp e o Facebook. Essa é uma forma de habituar os usuários com suas personificações digitais aos poucos que a imersão no Metaverso é implementada.

 

Causas sociais

Falar a língua das atuais gerações é mais que necessário, e uma das formas de atração desse público é justamente incentivar e também estar envolvido na conscientização de causas sociais. Recursos específicos de acessibilidade foram implantados e a tendência é que isso se amplie, a inclusão já se faz presente e é cada vez mais comum usuários com alguma deficiência ou intelectual receberem mais apoio e engajamento de quem os segue.

 

Comunidades online além das fronteiras

Apostar na geração Z é mesmo uma forte tendência do Instagram em 2023. De olho no comportamento desse público, percebeu-se o surgimento de comunidades online segmentadas por interesses em comum entre os usuários. Tais comunidades, vêm surgindo em decorrência do destaque de influencers que de certa forma representam seus seguidores pelo que são e como agem socialmente. Almejando aumentar a interação com a Geração Z, o Instagram promete ir além dessas comunidades online contribuindo na visibilidade dos influencers e estendendo essa interação em podcasts e até em encontros presenciais promovidos. 

 

Criativo ampliado para todos os gostos

Uma das maiores novidades que estão por vir são as novas formas de criação de publicações que se estenderão por GIFs gerados a partir de Live Photos, integração da arte NFT e publicações em 3D. Não só para usuários, mas para anunciantes essa é uma ótima notícia, a previsão é que essas modalidades criativas também estejam disponíveis para o patrocínio das publicações. A intenção é manter os usuários mais entretidos com os posts que despertarão ainda mais interesse e audiência, por consequência maior tempo de uso da rede.

 

“Clique para mensagem” aumenta o engajamento

A interatividade instantânea do botão “clique para mensagem” em anúncios patrocinados provou que o volume de engajamento aumentou. O direcionamento para o direct e outros meios de trocas de conversas como os apps Messenger ou WhatsApp (a depender do objetivo da campanha), tornou o contato entre usuário e anunciante muito mais prático e ágil, seja para tirar dúvidas ou mesmo concluir uma compra. É provável que esse modelo de contato seja aprimorado com mais recursos.

 

Social commerce deve ser uma aposta

É verdade que o auge das lives já não é o mesmo dos tempos de pandemia, mas isso trouxe uma reflexão mais profunda aos desenvolvedores dos apps YouTube e o próprio Instagram, já que parte dos assuntos discutidos nessas lives tinham apelo comercial. E porque não desenvolver um modo via própria plataforma para a realização de transações bancárias na compra de produtos e serviços? Há indícios de que o YouTube mesmo já esteja investindo nisso, além de outros apps como o WhatsApp e adivinha só, o TikTok! É provável que o Instagram de olho nesse movimento não fique de fora, um sinal desse possível investimento foram os testes realizados apenas nos EUA em 2022, com a finalidade de compra via chat. É esperar para saber!

—————–

Essas são as tendências de 2023 que consideramos mais relevantes disponíveis no blog do Instagram, mas você pode conferir todas as demais baixando o material disponível na página de divulgação da matéria, nesse link aqui.

Continue acompanhando nossas publicações, fique por dentro das novidades e assuntos relacionados a mídia. Até mais!

—————–

Edição e publicação: Bruno Falcão – Marketing Nobeta

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *