A Black Friday 2022 está aí, mas o que esperar? Um dos dias (ou mês) de compras mais importantes do ano está chegando, e é hora de falar sobre o que esperar do comportamento nesse período perante o mercado e público brasileiro. Segundo o Google e o Instituto Ipsos, 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday deste ano, um aumento de 16 pontos percentuais em relação aos resultados do ano passado!

De acordo com uma pesquisa divulgada na Black Friday Connections, evento realizado no último mês de Setembro em São Paulo, a intenção de compra das classes A e B é de 78% dos pesquisados. Na classe C, é de 68%, o que representa um aumento de 17% sobre 2021.

TV Copa do MundoEntre os fatores que apontam esses índices otimistas para o mercado publicitário estão a proximidade da Copa do Mundo e o retorno de dois últimos anos atípicos em função da pandemia. A Copa do Mundo por sinal, é um dos maiores atrativos para que essa Black Friday seja realmente diferenciada dos anos anteriores, um dado curioso apontado em pesquisa da Nielsen e Toluna, pelo menos 50% de compradores brasileiros pretendem aproveitar o momento como preparatório para acompanhar o evento. Dos itens favoritos na lista de compras estão os eletrodomésticos como televisão e máquina de lavar, seguido de smartphones/tablets, notebooks/PCs, chegando a moda e móveis.

Compras OnlinePor característica do mercado brasileiro, a Black Friday está associada como não somente um único dia de queima das vendas, mas a grande maioria dos comerciantes e empreendedores tratam as divulgações de suas ofertas desde o início do mês de Novembro e o dia de pico na última sexta feira do mês, que também acaba sendo estendida para o mesmo fim de semana. No entanto, esse ano, ao que tudo indica, será realmente diferenciado com a Copa do Mundo correndo paralelamente e servindo de gancho para o Natal, fazendo com que os meses de Novembro e Dezembro alavanquem o comércio como nunca antes. Entre isso, menos lembrada, mas que ano a ano vai ganhando sua força está a “Cyber Monday” (Segunda Feira Cibernética), que ocorre na semana posterior a Black Friday e tem foco em ofertas expressivas de produtos/serviços do meio tecnológico.

De olho em todo esse cenário, estão os canais e meios de comunicação anunciantes que contemplam parte da fatia desse bolo publicitário. E não é para menos, globalmente os investimentos no digital representam 55,5% de gastos das marcas para o segundo semestre de 2022, alta de 14,2% comparada ao 1º semestre. No Brasil, o mercado digital acompanha essa tendência com expectativa também de alta em 14% de investimento publicitário digital. Dentre os formatos digitais que mais crescem globalmente estão Vídeo (+23,4%), Paid Social (+21,9%), Mídia Programática (+19,9%) e Pesquisa (+12,9%).

Tal investimento bilionário em Mídia Programática por exemplo, não poderia ser diferente. Aqui na Nobeta, vendo todo esse movimento como uma oportunidade, muitos parceiros estão ampliando a variedade de formatos de anúncios em seus sites visando aumento de ganhos. Assim como a procura de novos parceiros para promover formatos nesse período também vem em crescente.

Todo esse contexto que movimenta o mercado publicitário entre anunciantes e parceiros de mídia, retém atenção sobre todo o giro de capital envolvido. Se você tem um site e quer entender melhor sobre mídia programática, converse já com o time de atendimento da Nobeta e conheça os formatos de anúncios premium, saiba como aproveitar sua audiência para obter ganhos além do esperado. E para você que já é parceiro da Nobeta, temos um plano estratégico para você obter mais ganhos ao longo desse período, não deixe de falar com seu agente de atendimento, ok?

Até a próxima! 😉

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Fontes:

> Uol para Marcas

> Nosso Meio

> Folha de São Paulo

 

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