A reta final do ano e o meio publicitário como sempre ferve com as ações de Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Mas esse ano as atenções ganham um fator tão especial quanto estes tradicionais: A Copa do Mundo de futebol masculino.

Culturalmente de quatro em quatro anos, todos paramos para acompanhar as transmissões dos jogos do mundial. Tudo gira em torno do evento que transforma o cotidiano das pessoas e movimenta a mídia consideravelmente com o oportunismo das marcas em associar suas vendas com o tema em alta.

Nesse cenário, do ponto de vista do anunciante que surfa nessa onda como todos estão fazendo, é preciso tomar alguns cuidados. E não é de estratégia que estamos falando, mas sim das regras para uso de imagem, fontes e termos específicos que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) impõe ao uso indevido de seus registros de direitos de propriedade intelectual, passível de eventuais punições. Por isso, todo cuidado é pouco, estar por dentro de como tirar proveito desse período sem sofrer consequências é fundamental.

Se você já está com seu plano de mídia pronto para ser aplicado e já se precaveu do uso correto das regras, ótimo! Mas ainda assim vale um check list, né? Já pra você que ainda não tinha se atentado com isso, vamos te ajudar! Trazemos na sequência uma relação que merece sua atenção do que não usar em suas comunicações:

  • Imagem do mascote oficial e o nome dele
  • Emblema oficial do evento
  • Cartaz oficial do evento
  • Imagem do troféu oficial
  • Imagem da bola oficial
  • Marcas corporativas associadas a FIFA
  • Comunicação visual do evento QATAR 2022
  • Fonte oficial QATAR 2022
  • Slogan do evento “Now is all” (Agora é tudo)
  • Hashtags oficiais da Copa nas redes sociais

 

Termos a serem evitados com fins comerciais:

  • Mundial
  • FIFA
  • Copa Mundial
  • Catar 2022/Qatar 2022
  • Copa do Mundo 
  • Copa do Mundo 2022
  • Copa do Mundo FIFA
  • Copa do Mundo FIFA 2022
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

 

A CBF(Confederação Brasileira de Futebol) também impõe restrições de elementos de sua propriedade em comunicações com fins comerciais:

  • Nome ou marca da CBF
  • Escudo da CBF
  • Mascote da Seleção Brasileira (Canarinho)
  • Camiseta da Seleção ou similar
  • Imagens dos jogadores
  • Imagens dos jogos
  • Termo “Seleção Brasileira”

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Bom, estando de acordo com com essa relação, usando o bom senso nas peças e conteúdos publicitários, temos algumas indicações de como sua marca pode se beneficiar do período sem infringir as regras. 

Brincar com a temática relacionando os países participantes, por exemplo é uma boa pedida para diversificar produtos ou serviços. Assim como o uso de cores que os representem e termos linguísticos dos idiomas. Claro que não podem faltar os termos óbvios como “gol de placa” ou “torcida nota 10”, típico de peças do tema. Procurar exaltar a vibração, torcida e emoção são aspectos que funcionam quando bem aplicados.

E aqui ficamos com nossas dicas e recomendações para que tudo saia nos conformes em suas divulgações ao longo da Copa, esperamos ter contribuído. E se ficou alguma dúvida ou tem algo para complementar, deixe seu comentário! Compartilhe também a leitura e continue nos acompanhando. 

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