Você sabia que hoje, dia 25 de maio, é popularmente conhecido como o Dia do Orgulho Nerd? Mais ainda: você sabe qual a história e ao por quê?

Neste dia celebram-se dois grandes símbolos do mundo nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra sobre uma viagem interplanetária, escrita por Douglas Adam e o início da jornada de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Mas porque Douglas Adams tem tanta influência no mundo nerd a ponto de ter sido criado o Dia da Toalha? E o que exatamente o Dia do Orgulho Nerd tem a ver com essa data?

Em 2001, duas semanas após a morte de Douglas Adams, os fãs decidiram fazer uma divertida homenagem ao autor, enaltecendo um dos elementos mais icônicos da  trilogia de cinco livros, eles batizaram 25 de maio como o Dia da Toalha.

A influência de Douglas Adams na Cultura Pop

 

Um pouco sobre a história do Guia do Mochileiro das Galáxias:

O guia do mochileiro das galáxias eBook: Adams, Douglas: Amazon.com.br: Loja Kindle
O Guia do Mochileiro das Galáxias apresenta Arthur Dent, um homem extremamente azarado que certo dia, ao reclamar de algumas questões que envolviam sua vizinhança, conhece Ford Prefect, um alienígena vindo de um planeta distante, que trabalha como um coletor de informações para o famigerado “Guia do Mochileiro das Galáxias”, que trata-se de uma enciclopédia com detalhes preciosos para ser seguido por aqueles que querem desbravar o espaço.

Esse guia apresenta um objeto importantíssimo para ser utilizado por todos esses mochileiros. A toalha, algo essencial e muito útil para esses viajantes em situações que poderiam ser consideradas inimagináveis. Logo no terceiro capítulo da obra conhecemos um pouco sobre sua utilidade:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; […] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

A trilogia de cinco livros é composta por: O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até mais, e Obrigado pelos Peixes! e Praticamente Inofensiva, forma como os personagens abordam o planeta Terra. Este último livro, inclusive, é bastante controverso, mas a maioria dos fãs o considera como parte da trilogia oficial.

Inclusive, caso ainda não tenha lido a obra, recomendamos o Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, que reúne a trilogia de cinco em um único volume. Caso queira adquirir o livro, deixamos o link aqui.

O Dia da Toalha

Como pode ser notado acima, a toalha tem um valor altamente importante e significativo para a obra de Adams. A comemoração dessa data é bem curiosa, pois os fãs se encontram e saem caminhando por aí com suas toalhas, principalmente enquanto desenvolvem suas atividades cotidianas, como trabalho, estudos e até mesmo compras.

Vale lembrar, que O Dia do Orgulho Nerd se juntou a uma outra data comemorativa. Em 1977, estreava o primeiro longa-metragem da Saga Star Wars, que viria a ser uma das obra mais celebradas e importantes para todos aqueles que se consideram nerds e/ou geeks.

Em 2005 foi lançada a primeira adaptação cinematográfica da obra, com a direção de Garth Jennings e a narração do ator Stephen Fry. O elenco incluiu Martin Freeman como Arthur Dent, Mos Def como Ford Prefect, Sam Rockwell no papel do excêntrico Zaphod Beeblebrox, Zooey Deschanel como a inteligentíssima Trillian e o Alan Rickman dando vida ao dróide Marvin. O longa também tem as participações de Bill Nighy, Hellen Mirren e John Malkovich.

Globo exibe 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' (25/05) - Entreter-se

 

Por isso, nerds de todas as idades aproveitem esse dia tão especial para comemorar o dia, e contem para nós como vocês comemoraram esse dia? Assistem algum filme, seriado, jogam algum jogo específico?

 

 

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *