Você já deve ter lido ou ouvido falar em algum lugar sobre Marketing de Conteúdo, mas ainda está na dúvida sobre o que ele é e para que funciona? Fique tranquilo que neste artigo vamos te explicar e ainda dar algumas dicas para você colocar em prática essa poderosíssima estratégia de marketing a seu favor.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing com o objetivo de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevantes, como por exemplo: textos, vídeos, posts, infográficos e ebooks. É uma metodologia de marketing que não faz divulgação direta da marca, mas atrai o público-alvo por entender as necessidades e trazer soluções para seus problemas.

Atualmente para continuar relevante para os clientes e atrair novos, além de ter uma presença na internet, você precisa ter um bom posicionamento para ganhar mais atenção do público e se destacar em meio à tanta concorrência, e o Marketing de Conteúdo é uma melhor saída e estratégia para ganhar notoriedade no mercado, segundo dados da Content Trends, 73% das empresas brasileiras já adotaram essa metodologia na estratégia de aquisição de clientes.

Para que serve o Marketing de Conteúdo

Tudo certo, agora que já falamos sobre o conceito básico do Marketing de Conteúdo, você está do outro lado da tela se perguntando: por que devo produzir conteúdo se posso fazer anúncios mostrando a minha empresa e o  produto / serviço.

Neste tópico vamos levantar quais são as grandes vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo sobre uma estratégia de marketing tradicional.

Antes de levantarmos as principais vantagens, pare e pense um pouco, nas empresas que estão utilizando Marketing de Conteúdo hoje, temos diversas empresas que ensinam o mercado e seus consumidores com materiais educativos e com o matérias no blog .

Razões para acreditar e explorar o Marketing de Conteúdo

• Aumenta o tráfego do seu site:

O Marketing de Conteúdo tem muita influência nas estratégias de SEO de um site. Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade. O algoritmo do Google se aprimorou muito e já consegue definir o que é um conteúdo relevante ou não para o usuário.

• Aumenta o engajamento com a marca:

Marketing de Conteúdo também serve como um canal de relacionamento da sua marca com os consumidores, parar tirar dúvidas e enviar sugestões, por exemplo.

Conseguir a prender a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo com seus seguidores nas redes sociais é uma forma de publicidade espontânea. Seja por meio de um post no blog, uma central de ajuda, um live ou uma postagem nas redes sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto potencial de engajamento e conversão.

• Nutrir a base de leads:

É importante levar em consideração que, por mais extensa que seja sua base de Leads, nem todas as pessoas estão prontas para consumir seu produto ou seu serviço imediatamente.

Porém isso não significa que elas nunca serão seus clientes. Em muitos casos, o que falta é um pequeno empurrão ou um pouco mais de informação até que essas pessoas vejam valor no que sua empresa oferece e acabem convertendo na venda final.

Através do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com material relevante que irá prepará-los até que o momento ideal da compra possa chegar.

• Reduz o Custo de Aquisição de clientes (CAC):

O custo de aquisição de clientes (CAC) é, como o próprio nome diz, quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente novo.

Se sua empresa investe em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes chegaram em seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

• Ganhar confiança do público e virar uma referência  no mercado:

Todo mundo sabe que o marketing mudou, e o mesmo vale para a forma como o público enxerga as marcas e realiza compras.

E produzir conteúdo de qualidade só faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança do público.

Uma empresa que investe tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entrega valor para essas pessoas,  será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo.

• Experiência Pós-Vendas:

Além de todos os benefícios que apresentamos acima, o Marketing de Conteúdo também influencia no pós-vendas, podemos nos relacionar com os clientes através de um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing. Ou seja, ter uma boa estratégia Marketing de Conteúdo definida para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização.

Dicas da Nobeta

Criar conteúdo de qualidade não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, necessita de investimento de tempo e dedicação, por isso faça um bom planejamento antes. Basicamente, o que você precisa entender é que fazer Marketing de Conteúdo é ter em mente a metodologia Inbound, que é atrair público e ganhar sua confiança e principalmente conquistar seguidores para sua marca.

Algumas dicas valiosas:

• Escolha muito bem as principais palavras-chave que falem do seu negócio, produto ou serviço;
• Tamanho e formato do conteúdo que irá produzir;
• Faça a otimização de SEO nas principais páginas do site e nos conteúdo que for criar;
• Defina os canais de divulgação;
• Determine frequência de postagem;
• Faça monitoramento e mensuração dos resultados.

Gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha entendido melhor a estratégia de Marketing de Conteúdo. Caso tenha dicado com alguma dúvida conte com a Nobeta!

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