O marketing passou por constantes transformações nesses últimos anos, como por exemplo com a chegada da internet, redes sociais, novo consumidor digital. Com isso, é muito importante se manter atualizando a cada mudança, e ir além da tradicional bíblia de Philip Kotler, o principal autor e pesquisador de marketing. Por isso, reunimos diversos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas relacionados da área. Vamos lá?

1. A cauda longa (Chris Anderson)

Livro A cauda longa (Chris Anderson)

O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve a Chris Anderson, ex-editor-chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo ´cauda longa´ para descrever essa situação, o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

2. Free (Chris Anderson)

Livro Free (Chris Anderson)

Free é outro livro de Chris Anderson, onde o autor aborda a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.

3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

Livro Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

O autor Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para os profissionais que lidam com as métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.

4. Permission Marketing (Seth Godin)

Livro Permission Marketing (Seth Godin)

Seth Godin explica o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.

Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta.

5. Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Livro Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Neste livro, Martha Gabriel aborda, em linguagem simples, a importância estratégica do marketing na era digital.

O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.

6. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

livro Marketing 4.0 - Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler junto com outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

Os autores falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.

7. Nocaute (Gary Vaynerchuk)

livro Nocaute (Gary Vayrnechuk)

No livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto das redes sociais, dando exemplos de de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

8. Everybody Writes (Ann Handley)

livro Everybody Writes (Ann Handley)

Everybody Writes é um guia de como atrair e reter clientes por meio do conteúdo que parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

A autora, expert em marketing Ann Handley, dá lições que se aplicam a toda a presença online de uma empresa, desde sites e redes sociais até Landing Pages e Email Marketing.

9. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)

livro Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI (Rafael Rez)

A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo, de acordo com o autor Rafael Rez. Se você ainda não entendeu o poder que o Marketing de Conteúdo têm, esse livro serve como um guia para o início da sua jornada.

10. Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)

aaron ross e marylou tiler - receita previsível

Receita previsível, de Aaron Roos, é uma referência no mercado e fala sobre como conseguir a sonhada previsibilidade de receita, trazendo uma estratégia para tornar seu time de vendas capaz de gerar mais Leads, previsibilidade e, com isso, atingir as metas estabelecidas.

11. Marketing e comunicação na era pós-digital — As regras mudaram (Walter Longo)

Livros de empreendedorismo

Afinal, o que é a era pós-digital? Segundo Walter Longo, vivemos uma época em que uma nova sociedade de consumo está em curso, transformando novamente as relações entre marcas e pessoas, empresas e comunidades, gestores e colaboradores. No livro, o autor apresenta dados, cases e conceitos inspiradores para os profissionais que precisam entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo.

12. Planejamento estratégico digital

Livros de empreendedorismo

A internet tem se tornado cada dia mais dinâmica e, nesse cenário, é importante que os profissionais ou agências façam um planejamento não apenas para estar presente digitalmente — por meio do site e nas redes sociais — como também para criar um relacionamento com os usuários. No livro, o especialista em planejamento, Felipe Morais, aborda o tema de forma simples, clara e objetiva. Ele ensina a pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando condições de mercado, os novos consumidores, a concorrência e as tendências.

Gostaram dessas dicas de livros? E você, tem alguma dica de leitura para quem trabalha com Marketing? Qual seu título favorito? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

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