Quer alavancar sua estratégia de SEO e conseguir rankear cada vez melhor o seu sites nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, entre outros)? Vamos te mostrar algumas dicas rápidas e simples de SEO para serem colocadas em prática agora mesmo!

O Que é SEO e Para Que Serve?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, podemos traduzir para Otimização para Motores de Busca. Essa estratégia é um conjunto de técnicas e configurações para você aplicar no site para que ele seja visto com mais “carinho” pelos motores de busca, como o Google.

Com as técnicas de SEO aplicadas de maneira correta, é possível alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca.

Essas otimização podem ser feitas de diferentes formas, pode ser dentro do próprio texto, nas configurações do site e até na maneira como as imagens são inseridas e nomeadas nos conteúdos.

Quanto mais otimizado é o site, mais chances ele tem de aparecer na primeira página nos resultados das pesquisas.

As práticas de SEO podem ser divididas de duas formas:

SEO On-Page:

São as técnicas aplicadas dentro das páginas do site, podendo ser nos conteúdos que você publicar, nas páginas de destaque, nas imagens, no carregamento geral do site, entre outros.

SEO Off-Page:

São as técnicas aplicada fora das páginas do seu site. São basicamente os links que você usa para referenciar outros sites e os links de outros sites que referenciam o seu (backlinks).

Por que SEO é importante?

Quem está na internet quer ser visto e lembrado como uma referência independente da área de atuação. Um site bem otimizado em SEO garante que ele seja mostrado e recomendado nos resultados de pesquisa.

Dicas para aplicar SEO no Site:

1. Escolha a palavra-chave certa

Pode parecer básico, mas esse é um detalhe muito mas muito importante que muitos deixam passar na hora de criar conteúdo.

Mas como encontrar essa palavra-chave? Algumas dicas abaixo para se questionar na hora de buscar essa palavra:

– Use long-tail keywords;
– Escolha palavras de nicho, ou seja, mais específicas;
– Faça a busca e analise a SERP (Search Engine Results Page, que em português significa Página de Resultados);
– Use ferramentas de palavras-chave, compare diferentes termos e escolha aquela com um volume de buscas médio para baixo e uma concorrência menor;

Além disso, escolha uma palavra-chave para dedicar a otimização do seu conteúdo.

2. Realize o objetivo da busca

Você escolheu sua palavra-chave. Mas… e agora?

A verdade é que não adianta escrever um conteúdo “aleatório sobre o tema”. Você pode escrever o maior e mais completo conteúdo sobre um tema, mas de nada adianta se ele não responder a intenção de busca do usuário.

3. Faça uma análise nos primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo

Uma boa ideia para entender o que as pessoas procuram e o quais são suas dúvidas é observar atentamente os primeiros resultados da busca.

A partir dessa análise, você consegue encontrar pontos em comum e mesmo questões ainda não respondidas para pensar em um conteúdo ainda mais completo.

4. Faça URLs amigáveis

As URLs funcionam como um endereço da página na internet. Garanta que elas sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar.

É importante também que as URLs sejam atemporais, o que permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL.

5. Atualize seu conteúdo

Atualizar o seu conteúdo ao longo do tempo é uma importante estratégia em SEO, isso porque não adianta apenas publicar um grande volume de conteúdo, se seus posts anteriores ficarem ultrapassados e obsoletos.

Mas quer saber o porquê disso? O motivo é simples, conteúdos atualizados oferecem informação sempre relevante e serão sempre úteis, acompanhando as tendências e mudanças do momento.

Conteúdo na 1ª posição: se você está na primeira posição, parabéns! Você está fazendo um ótimo trabalho. Mas isso não significa que você pode relaxar: fique sempre atento aos resultados e ao Search Console para não perder a posição;

Conteúdos entre 2ª e 5ª posições: você está na parte privilegiada da SERP! Não deixo isso escapar. Você provavelmente não vai precisar fazer grandes alterações nos conteúdos, mas sim atualizações pontuais (como acrescentar ou atualizar informações) e mudanças na Title Tag e na Meta Description.

Conteúdos entre 6ª e 20ª posições: aqui está a mina de ouro da atualização de conteúdo! Esses conteúdos têm muito potencial de conseguir posições mais altas. Mas para atingir isso, vale a pena fazer uma otimização no conteúdo.

6. Use o Search Console para trazer mais velocidade na indexação

Você realizou todo trabalho de criar e postar o conteúdo, mas sabia que demora um tempo para o Google entender e indexar isso? Se você quiser, é possível acelerar o processo, usando o Search Console!

7. Seja mobile-friendly

De acordo com o relatório Digital in 2017, o tráfego da internet vindo de smartphones já corresponde a mais de 50% do total, o mobile deixou de ser tendência e é uma realidade cada vez mais urgente para quem faz marketing online, o que inclui quem usa estratégias de SEO.

O Google anunciou no ano passado que a sua indexação priorizará páginas otimizadas para mobile, o que inclui elementos como AMPs, design responsivo e velocidade de carregamento.

8. Faça títulos e descrições chamativas

Quando você procura um termo no Google, aparecem vários resultados, como de costume. Duas coisas influenciam diretamente na decisão do que clicar: o título e a descrição da página.

Bons títulos e descrições influenciam diretamente na taxa de cliques (CTR), uma importante métrica para o Google rankear os conteúdos.

Por isso, invista tempo pensando no título e descrição de cada página.

9. Mude seu site para HTTPS

A segurança do seu site é primordial, e mudar para HTTPS é fundamental.

10. Escreva bons conteúdos

O conteúdo é a parte mais importante de SEO, se você tiver um conteúdo meia-boca, as pessoas irão sair do site rapidamente e o buscador vai entender que seu conteúdo não tem qualidade..

11. Determine uma frequência de postagem

Você não precisa postar no site todos os dias, relaxa. Mas você precisa estabelecer uma frequência de postagem e comprometer-se com ela. Vai postar por exemplo três vezes por semana? Faça os posts e siga seu calendário editorial.

É claro que imprevistos acontecem e pode ser que você nem sempre consiga atender a frequência proposta. Mas, é importante que as postagens sejam frequentes e não pare de postar, para não perder sua audiência que é construída com cada conteúdo e dia após dia.

Deixar de postar em seu site pode trazer prejuízos imensos, como perda de autoridade do domínio e perda de posições nos mecanismos de busca, diminuindo seu tráfego geral e prejudicando sua estratégia.

Gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre as estratégias de SEO.

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